Prepare-se Planeta Terra: Tempestade Cósmica à Vista!

por Luiza Becari

Tempestades Geomagnéticas: Estamos Preparados?

Tempestades Geomagnéticas, ou Tempestades Solares, são fenômenos dos quais a maioria das pessoas nunca ouviu falar, e nem teriam sido descobertos se alguns sistemas em nosso planeta não fossem afetados. É um dos efeitos causados por mudanças no tempo espacial, que também inclui tempestades ionosféricas, fluxo de partículas carregadas e aumento de radiação, como raios X e outros.

Em 1989, uma grande tempestade geomagnética causou um blecaute volumoso na província de Quebec, Canadá, e quase fez o mesmo na Costa Leste dos Estados Unidos. Desde então, companhias de luz, provedores e grandes usuários de computadores e outros serviços que são vulneráveis a interferências de radiação tem tentado encontrar um modo de evitar danos aos seus sistemas, que poderiam chegar a milhões de dólares, em consequência dessas tempestades.

De acordo com Richard Thompson, da IPS Radio and Space services na Austrália, distúrbios geomagnéticos causam tantos danos por causa das "ondas de corrente elétrica que eles induzem em condutores longos, como fios de alta tensão".

Uma tempestade geomagnética é causada pelas explosões constantes na ardente superfície do Sol, que lança no espaço a uma velocidade de milhares de milhas por hora uma quantia incrível de partículas altamente enérgicas. Caso estas partículas atinjam a nossa atmosfera as consequências podem ser drásticas.

Embora mudanças no tempo espacial passem despercebidas para a maioria, elas podem ter uma vasta variedade de efeitos em nossos sistemas:

  • Ao atingir nossa atmosfera, partículas carregadas podem ameaçar astronautas, empurrar satélites para fora de suas órbitas ou simplesmente destruir seus circuitos;

  • Se bateram no solo, elas podem confundir bússolas, desligar sistemas de energia, causando blecautes volumosos; interromper transmissões de rádio em HF e interferir com sistemas de navegação e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) que pode informar falsas localizações em até dezenas de metros.

A tempestade de 1989 aconteceu durante o último maximum solar(a parte mais forte de um ciclo de onze anos do Sol) e seus efeitos foram sentidos no mundo inteiro. O próximo ápice está previsto para entre os anos 2000 e 2002, e é esperado que este cause mais danos que a tempestade de 1989.

Estar preparado é o melhor modo de evitar os efeitos de uma tempestade Solar. Por exemplo, os programas espaciais têm que programar suas atividades de certo modo para proteger os astronautas e suas naves. Para as companhias de energia, saber que uma tempestade está a caminho lhes permitirá preparar seus circuitos para aguentar a grande interferência que partículas ionizadas vindas do Sol podem causar, evitando interrupção de energia ou até mesmo um blecaute total.

É por isso que os cientistas têm trabalhado duro, tentando achar um modo de predizer as interferências assim que elas começam sua jornada para a Terra. Infelizmente, prever estas tempestades não é tão simples quanto predizer o tempo aqui em nosso planeta. Só podem ser feitas previsões para a maioria das tempestades Geomagnéticas com muito pouca antecedência, normalmente "de 2 a 4 dias, quando o material se move do Sol em nossa direção " diz Richard Thompson. Embora a possibilidade de uma tempestade possa ser vista dias antes, a previsão mais segura é somente obtida até aproximadamente uma hora antes da tempestade chegar aqui, graças ao acesso dos cientistas às informações sobre os ventos solares só recentemente disponibilizada da nave americana ACE, que está posicionada entre a Terra e o Sol (mais próximo da Terra). Infelizmente, tais notificações de última hora não deixam muito tempo para os setores vulneráveis se prepararem.

Na esperança de achar um modo para predizer tempestades geomagnéticas e outros fenômenos do clima espacial de maneira mais precisa e rápida, cientistas mantêm seus olhos noite e dia nos céus, monitorando o Sol 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano todo. Quem sabe? Talvez eles tenham sorte e encontrem as respostas que procuram, antes que qualquer outra grande tempestade atinja o nosso planeta.

<--ViewZone--